terça-feira, 17 de março de 2009

Estados de Alma

Lourenço Prado
"A doutrina Espírita, reafirmando positivamente a Doutrina do Cristo, não tem bases físicas.
Ergue-se de fato em fato, de exemplo em exemplo e de lição em lição, no plano das consciências, para outros planos da consciência.
Amparemos visão e raciocínio, desmaterializando pensamentos. O desapego real não se circunscreve apenas às posses. do efêmero, atinge igualmente as ideias terra-a-terra...
Cessem para nós todos os enganos que nos intoxicam há séculos.
Não te faças adversário de ti mesmo. Só a consciência é eterna.
As próprias colônias enobrecidas, estruturadas em matéria rarefeita na Espiritualidade, são transitórias...
Evitemos substituir simplesmente as noções de inferno por umbral ou de céu por esferas espirituais, alimentando velhas ilusões da mesma forma.
Planos da inteligência existem por toda parte - numerosos e variados -; entretanto, o estado íntimo alma é pessoal e inalienável, tanto comigo ou contigo, quanto com qualquer criatura de Deus.
Acostuma-te a raciocinar, não em termos de condição de espaço, mas em termos de estados de alma, isto é, não aguardes o chamado céu ou o chamado paraíso, algures no Universo, nem mesmo nas Estâncias Resplandecentes da Vida Maior.
Habitua-se a pensar que céu ou paraíso são atmosferas inferiores do Espírito, em todos os lugares, e que podem ser fruídos por ti, desde já, onde te encontras.
Observa e conhecerás que muitas vezes consegues viver no paraíso: quando recebes o júbilo inesperado; quando choras espontaneamente de alegria; quando te achas no anseio da oração em clima de absoluto desinteresse; quando te surpreendes em harmonia no próprio ser, longe de qualquer laivo de malquerença diante dessa ou daquela situação; quando te reconheces doente no corpo, mas de espiríto robusto, sofrendo, mas de coração levantado ao clarão da fé, cansado, mas de consciência livre...
Reflete e concluirás que vezes outras, ainda que o desejes, transformas a existência num inferno emocional: quando te deixas possuir pela cólera; quando sucumbes às provocações do egoísmo e do orgulho; quando não te dispõe ao perdão sincero; quando te revoltas ou desanimas...
Se não somos da Terra, não olvidemos que a Terra é o caminho...
Desencarnar não resolve: a morte não é a solução espiritual em definitivo para ninguém. Aí, quanto aqui, encontrarás a necessidade premente de toda hora: a vivência da caridade pura...
Reaviva as próprias lembranças acerca de Jesus: ingratidão e perseguição por parte de outros, com devotamento e serviço incessantes por parte de si próprio, são as únicas medalhas de honra que o Espiríto vitorioso carreia deste mundo na direção de outros mundos, até à plena integração de si mesmo na luz da Suprema Luz."

2 comentários:

  1. Confesso, sinto vontade de chorar ao ler mensagens como essa! É impressioante como isso nos esclarece, como nos auxilia e ajuda... adorei!

    Beijos Mi!

    ResponderExcluir
  2. realmente essas mensagens são uma benção...fico feliz que você esteja sempre visitando o meu blog! muitas mensagens ainda pra postar por aqui!!

    ResponderExcluir